QUAL O TAMANHO DO ARRANJO DAS MESAS DE CONVIDADOS?

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Os clientes que me contratam pedem que os arranjos não atrapalhem um convidado conversar com o outro, citando inclusive terem participado, como convidados, de festas que tiveram que tirar o arranjo da mesa porque não enchergavam a outra pessoa do outro lado.
O mais importante de uma mesa é proporcionar um momento de confraternização e animada conversa entre amigos, parentes ou recém conhecidos. Logo, os arranjos precisam estar em uma altura que denominamos " zona de conforto", ou seja: quando baixos, em uma altura que permita ver a outra pessoa, do outro lado da mesa, a partir do peitoral para cima. Quando altos, devem estar acima da cabeça e, muito, mas muito importante que o o vaso utilizado para sustentar o arranjo alto seja transparente (se for uma tulipa de vidro) ou fininho o bastante para não interferir na visualização.


Arranjos altos devem ser usados em ambientes cujo pé direito" é alto. Como a beleza das flores ficará acima da linha da visão das pessoas que estarão sentadas, é indicado colocar na base do arranjo, velinhas ornamentais e pequenos vasos com uma  das delicadas flores que estão no arranjo alto, para alegrar a mesa. Já os arranjos baixos são mais recomendados em lugares onde o "pé direito" é mais baixo, resultando em harmonia visual.
Ambientes pequenos também requerem arranjos baixos, enquanto espaços amplos pedem arranjos altos e volumosos e, neste caso, até o acréscimo de plantas ornamentais como coqueiros, árvores francesas e lounges. Ah! muito importante que as pétalas das flores não caiam lá do alto do arranjo dentro do prato ou copo dos convidados. Trabalhar com as flores certas e fresquíssimas é fundamental. Hoje, o mais usual é intercalar arranjos altos e baixos criando um equilíbrio interessante ou até mesmo, usando as mesmas flores, montar os arranjos em formatos diversificados  para surpreender o olhar dos convidados.

Decoração é fácil ou difícil?

sábado, 21 de agosto de 2010

As pessoas chegam a nós com diferentes posturas. Há aquelas que acham que decoração é um item necessário mas caro porque é muito investimento para pouco tempo de duração de uma festa. Cerimônia então? Muito dinheiro para 40 minutos a 1 hora de duração! A questão é: pouco tempo de cerimônia mas para o resto da vida na "foto-filmagem". Sim! A decoração é o cenário que enriquece o filme e as fotos da festa, seja ela casamento, aniversário ou bodas.
Outras pessoas acham que elas ou parente mais jeitoso (prima, tia, amiga) podem fazer a decoração! Este é o mais desastroso engano, porque normalmente dá muito errado.
Decoração não é difícil. Um pouco de técnica e bom gosto e pronto! Decoração bonita! Entretanto, apesar de relativamente fácil, é muito, mas muito trabalhoso. Exige planejamento, disponibilidade de tempo, logística e principalmente disposição e comprometimento com o resultado final que tem que encantar anfitrião e convidados! Vamos analisar:
Um mês antes checagem dos itens da decoração: vasos, mobiliário para ambientação, etc
Uma semana antes encomendas das flores.
Um dia antes 4h da madrugada ir ao fornecedor buscar flores fresquíssimas.
Carregar o carro, deslocamento e início da montagem dos arranjos por volta das 7h. sem hora para terminar e, normalmente, vara-se a madrugada adentro.Dia seguinte, carrega-se o caminhão e caminho para o buffet. Montagem e administração do tempo, afinal a festa tem hora para começar e o decorador tem que entregar tudo pronto 2horas antes da hora marcada para o início da festa.
Tudo muito lindo! Perfeito! Os noivos recebem seus convidados e silenciosamente a decoração ilumina a festa!